É perceptível que a tecnologia já está inserida no cotidiano, porém a pesquisa comprova que os educadores não conhecem as possibilidades que a tecnologia pode lhes oferecer. Os recusos são vastos, que vão desde até um compartilhando de documentos, até web conferência. Porém falta uma capacitação dos professores para que se utilizem dos meios tecnológicos disponíveis, convertendo essa tecnologia em prol de uma educação interdisciplinar e em continua evolução.
O estímulo do aluno deve ser constante, promovendo sua integração com as novas tecnologias. Aproveitando a vivência dos alunos, despertando suas curiosidades, e construindo o conhecimento em um processo contínuo. O medo do novo não pode fazer com que o professor deixe de buscar novas ferramentas que despertem o interesse do aluno pelo aprendizado.
Os processos de aprendizagem devem valorizar o aluno e fazer com que a sala de aula se torne um ambiente prazeroso e em que o aluno possa interagir com os mais diversos meus de aprendizagem, fazendo parte da construção do seu conhecimento.
Tendo em vista a quantidade de informação que a internet disponibiliza ao aluno os papéis dos personagens da educação precisam ser revistos. O professor precisa ter consciência que não é mais o dono do saber e sim o facilitador da aprendizagem, mediante a autonomia do aluno, esse tem que ter a consciência que ele também é responsável pelo seu aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário